Entre as suas muitas opções de uso do container marítimo para a solução sustentável e econômica para otimizar negócios, existe a possibilidade do container refrigerado. Em comércios que precisam de temperaturas específicas, esse modelo tem sido apresentado como uma opção muito interessante de resfriamento e congelamento. 

Essa alternativa de câmara frigorífica exerce muito bem seu papel e está atraindo muitos empresários dos setores de alimentação, floricultura, farmácia e indústrias químicas e eletrônicas.
Mas, ainda que sejam considerados extremamente eficientes e duráveis, talvez você ainda tenha dúvidas quanto ao uso dos containers refrigerados. Por isso, apresentaremos neste post as principais vantagens, como funciona e quando utilizar esse tipo de módulo em seu negócio. Vamos lá?

As diferenças entre o container refrigerado e a câmara fria

Primeiramente devemos frisar que ambos têm como objetivo realizar a mesma função: conservar os produtos.

A principal diferença entre um e outro é que o container refrigerado é mais flexível, podendo ser alugado no período que for preciso, e se for comprado o custo é bem menor. Já a câmara fria é construída e ocupa espaço permanente o que pode, e vai, gerar gastos. 
O container refrigerado é um container marítimo que possui isolamento térmico, materiais especiais como as chapas de aço e um sistema de refrigeração embutido.

Já a câmara fria, ou câmara frigorífica, é um espaço construído localizado dentro dos estabelecimentos, geralmente é uma construção civil convencional, ou seja, alvenaria. 
Empresas de grande porte em períodos de grande demanda têm encontrado uma solução mista para conservar seus produtos, e contam tanto a câmara frigorífica tradicional  quanto com containers refrigerados para conservar determinados bens, como um frigorífico que queira armazenar perus em períodos natalinos, por exemplo.
Outros negócios menores ou de médio porte já adotam o container frigorífico por questão de mobilidade e economia.

Benefícios do container refrigerado 

1 .Custo e benefício para encher os olhos e não esvaziar o bolso

A principal vantagem é a economia. Como existe a possibilidade de desligar a câmara em horários de pico de energia sem comprometer a qualidade da refrigeração, é uma excelente alternativa para colaborar com a sustentabilidade.
Para quem deseja montar seu negócio e precisa avaliar entre a construção convencional e um container frigorífico certeza que o container refrigerado sai na frente.
De modo geral, o uso de container é muito positivo quando se fala no custo-benefício. É uma grande vantagem com relação a gastos e investimentos.

2. Instalação Rápida e prática

Como comentado no tópico anterior, o trabalho com um container possui uma enorme  praticidade e agilidade. Sua instalação torna a obra bem mais limpa gerando menos entulho.
Quanto a instalação é preciso ter uma atenção especial em relação à rede elétrica. Para o bom funcionamento do container refrigerado é imprescindível ter uma rede elétrica trifásica, bem como pontos elétricos trifásicos.
Quanto ao solo é preciso que seja bem plano e capaz de suportar o peso do container, bem como sua capacidade de armazenamento. Isso contribuirá para que a estrutura se mantenha intacta.

3 . Grande Mobilidade e facilidade no transporte

Uma das vantagens do container refrigerado é sua facilidade de transporte. A mobilidade das estruturas permite que esteja presente onde for mais necessário. 
Um caminhão utilizado para o transporte do container pode servir como próprio depósito da estrutura, levando em consideração seu material leve.

4. Construções sustentáveis que reduzem o impacto ambiental

O termo sustentabilidade  é um fator muito importante e está sendo muito abordado atualmente.
Há alguns anos, esses equipamentos eram utilizados apenas para o transporte marítimo de produtos perecíveis. Em seguida, as estruturas ficavam sem utilização e eram descartadas no meio ambiente, e isto causava um grande estrago.
Então arquitetos e engenheiros passaram a ver nos containers uma oportunidade de reaproveitamento em construções. Além de evitar o descarte no meio ambiente, eles vão exatamente ao encontro das expectativas de quem pretende ter uma casa ou negócio que tenha impacto positivo na natureza.

Isso torna mais atraente o uso do container como um benfeitor social. O reuso de estruturas que eram originalmente descartadas. O uso de containers refrigerados também contribui para um negócio inovador e repleto de benefícios

5. Melhor aproveitamento de espaços

São versáteis e uma ótima alternativa para quem tem pouco espaço para construir. Os containers aproveitam muito bem o espaço mesmo que o ambiente seja pequeno, podendo ser mais bem aproveitado, devido à “leveza” do material e capacidade de adaptação da estrutura.
Se você tem a necessidade de usar câmaras de refrigeração, mas o espaço é limitado, certamente o módulo refrigerado atenderá muito bem. 
Se você quiser inovar e ousar mais é possível construir até um escritório em um container refrigerado.

Como funciona o container refrigerado? 

Ele possui um sistema de refrigeração que mantém a temperatura interna de 30°C negativos a 30°C, depende da necessidade

Esse sistema está localizado na parte frontal oposta à porta, e é composto por um compressor, um condensador, uma entrada de ar, o controlador externo e um instrumento de expansão e evaporação interno. 
O grande segredo dos containers refrigerados é o fluxo de ar interno. Mesmo que haja carga máxima, ele não deve ser bloqueado, e possui áreas que demarcam os limites e devem ser respeitadas. 

O piso é constituído por barras em formato de T, que garantem que o fluxo de ar passe abaixo dos produtos para haver a troca de calor, retornando por cima até chegar ao evaporador.
Sua estrutura pode ser de aço ou alumínio, com isolamento térmico de poliuretano de 10 centímetros e acabamento em inox no interior. Geralmente dispõe de refrigerantes R-134A e R-404A. 

Características e particularidades do container refrigerado

O container refrigerado foi desenvolvido para suportar condições extremas do clima, como sol abundante, tempestades e alta salinidade. 
Composição

1.Composição

Os containers reefer são compostos por liga de aço galvanizado. Isso torna a estrutura extremamente resistente aos abrasivos, corrosivos e outras substâncias que podem existir em ambientes expostos ao ar livre. O isolamento térmico foi elaborado para garantir a estabilidade das temperaturas ambientes sem sofrer influência externa, beneficiando o controle em um local lacrado. 

2.Desenvolvimento

É válido mencionar que todos os modelos de containers refrigerados são desenvolvidos por engenheiros especializados, tendo como principal fator o cumprimento das normas dos órgãos reguladores que determinam padrões construtivos rigorosos, com a finalidade de levar excelentes níveis de desempenho e durabilidade ao dia a dia.

3. Tamanho

Outro ponto a se destacar é a variedade do container quanto ao seu tamanho, o que beneficia diversos negócios independente do porte e ainda viabiliza para todas as demandas existentes. 

4. Instalação

Como a instalação do container refeer é mais rápida existe uma certa  economia de tempo e, consequentemente, de dinheiro também. 

Atualmente, várias empresas têm se especializado nesse negócio e cada vez mais você consegue encontrá-los de forma fácil e com um custo-benefício interessante. Analise o mercado e escolha a melhor opção para o seu empreendimento.

Agora que você já conhece os principais benefícios de optar pelo container refrigerado, está na hora de avançar em suas obras. 

Cuidados necessários durante o resfriamento

É imprescindível que o módulo esteja ajustado à temperatura adequada seja para a mercadoria estocada ou para carga a ser transportada. Os controles de desumidificação devem ser bem verificados. 
É fundamental saber que o container não deve passar por um pré-resfriamento, mas em caso de transporte, a carga deve passar por um pré-resfriamento. 

Onde usar o container refrigerado? 

De modo econômico, sustentável e super flexível,  já deu pra notar que você pode contar com uma estrutura de alta qualidade para o desenvolvimento de negócios que lidam com perecíveis — sem preocupações com a conservação e a armazenagem da mercadoria. 

Listamos alguns exemplos de negócios que é possível usar o container refrigerado:

1. Restaurante em containers

Uma das maiores apostas para o container tem sido para a construção de restaurantes. Seu uso pode ir além, numa estrutura maior, servindo como frigorífico. Existem muitos alimentos que precisam ser estocados em uma temperatura controlada e o container refrigerado é uma ótima opção.


2. Cervejarias em containers

A cerveja tem na luz e calor dois grandes inimigos. Manter o produto sob condições controladas contribui para o tempo de vida do mesmo. Seja na questão do transporte interno ou exportação ou para estoque, a câmara colabora para esse controle.
São muito indicados para empresas cervejeiras iniciantes que podem não ter muitas condições de comprar ou alugar espaço para abrigar seus produtos.


3. Adegas em containers 

Vinhos são produtos perecíveis e precisam ser estocados de forma correta. Ao longo de sua vida passam por vários processos químicos, pois são sensíveis a muitos fatores como luz e temperatura. Por isso é importante esteja sempre num ambiente de temperatura controlada, seja no estoque ou no transporte.

Seja num ambiente de maior porte ou aquele mais restrito, o container frigorífico certamente pode se  encaixar a sua necessidade. 

Com essa lista de benefícios, você já pode fazer uma avaliação melhor de como o container refrigerado pode beneficiar seu negócio sendo  uma solução rápida, prática e econômica para seu local de armazenamento.

O que você achou deste conteúdo? Deixe um comentário com a sua opinião ou dúvida sobre containers refrigerados.

ANÚNCIO: COVID-19

Em função da pandemia do COVID-19 estamos migrando nosso trabalho para um modelo de home office por tempo indeterminado. Adotamos essa medida pois acreditamos que é a melhor forma de contribuir para a redução do pico da epidemia.

Para contato comercial com a Delta:
Sul: comercial@deltacontainers.com.br
Sudeste: comercialsp@deltacontainers.com.br
Nordeste: recife@deltacontainers.com.br

Questões administrativas:
financeiro@deltacontainers.com.br

Delta Containers
Mande uma mensagem para nós.