Em busca de alternativas inteligentes e eficientes para climatização e refrigeração em transporte de materiais ou para obras? 

Neste artigo vamos te apresentar uma solução prática para climatizar um escritório ou refrigerar materiais para seu negócio.

A utilização do container refrigerado tem sido muito adaptada a arquitetura e a engenharia civil em obras devido sua versatilidade e sustentabilidade.  Sua aplicação tem inúmeros benefícios, tanto para construções domésticas quanto para comerciais.

Em negócios que exigem temperaturas específicas para armazenar produtos, este modelo é uma alternativa vantajosa nos setores de alimentação, farmácias, floriculturas e indústrias químicas. Tudo isso, substituindo de maneira efetiva o uso de câmaras frigoríficas. 

Talvez você ainda tenha algumas ou muitas dúvidas sobre o uso de containers refrigerados, por isso neste post vamos explorar ao máximo todas as informações para que você entenda bem os benefícios e limitações sobre containers refrigerados. 

O que são containers refrigerados?

Os containers reefer ou refrigerados, como são mais conhecidos, são modelos com isolamento térmico apropriado e uma unidade refrigeradora para manter a temperatura interna baixa. 

É um módulo similar ao container padrão, porém, é fabricado em aço corten. O container refrigerado é fabricado em duralumínio ou aço inox, materiais apropriados para suportar variados tipos de temperaturas sem sofrer alterações.

Containers refrigerados também possuem padrões de medidas parecidos com os tradicionais vigentes no país, são de 20 pés e 40 pés e seus modelos podem variar entre High Cube e Standart.

O interior de um container refrigerado 

O interior do container reefer é projetado para a circulação do ar frio para que possa manter a temperatura baixa, para isso o piso do container é moldado em formato de “T” que permite que o ar possa transitar por baixo da carga.

O container reefer tem a capacidade térmica entre -25º e +25ºC, independente da temperatura externa, e possuem controle de temperaturas digital ficando a escolha do operador a regulagem que melhor atenda a sua necessidade.

Em projetos habitacionais com o container é possível fazer um revestimento térmico, isolando o interior você mantém a temperatura agradável e melhora ainda mais seu conforto. 

Como funciona a refrigeração do container?

Normalmente o container refrigerado possui um sistema de refrigeração que normalmente fica na parte frontal do container, lado oposto da porta, equipado com um compressor (alternativo ou scroll inverter), condensador (a ar ou a água), entrada de ar, controlador externo, dispositivo de expansão e evaporador internos.

Também possuem um conjunto de resistências para aquecimento de produtos que podem necessitar de temperaturas superiores, como vinho ou produtos farmacêuticos, por exemplo.

O segredo do container reefer está no fluxo de ar interno, que mesmo que esteja em condição de carga máxima, não deve ser bloqueado, para isso existem linhas vermelhas internas para demarcar o limite máximo de carga.

Lembra que falamos do piso em “T” para garantir que o fluxo do ar frio passe por baixo dos produtos? Pois bem, foi pensado desta forma para que aconteça a troca de calor e retorne por cima da carga até o evaporador.

Para que o sistema de refrigeração opere continuamente, o container possui um cabo como forma de extensão para ser conectado a energia nos portos, caminhões, navios e pátios de armazenamentos. Geralmente são bivolts, podendo receber 190/230 ou 380/460 volts, trifásico e 50 ou 60 hertz.

Para que serve e quais as vantagens do container refrigerado? 

Uma das principais funções do transporte por container reefer é que o produto tenha que ficar a uma certa temperatura constantemente.

Estes containers normalmente servem como  transporte de cargas como câmara frigorífica móvel, mas também pode ser usado em construções civis. 

Os containers reefer são projetados para distribuir o ar internamente, com potência suficiente para garantir uma troca de ar perfeita. É importante destacar que o container refrigerado não é projetado para reduzir ou aumentar a temperatura da carga, mas sim, manter a condição preestabelecida, seja quente, fria ou congelada. 

Este equipamento é indicado para substituir caminhões refrigerados ou câmaras frigoríficas, aprimorando a logística de empresas, especialmente em períodos sazonais

Uma das principais funções do container reefer é o transporte de alimentos ou qualquer produto que exija uma determinada temperatura constante, como: 

  • frutas e verduras;
  • carnes, aves e derivados;
  • frutos do mar e peixes;
  • bebidas e produtos lácteos;
  • produtos químicos e farmacêuticos;
  • eletrônicos;
  • flores e plantas;
  • chocolates;
  • gelo.

Em construções sustentáveis os containers refrigerados estão se tornando uma tendência na engenharia civil devido a sua praticidade e economia, principalmente comparados a soluções de moradia e estabelecimentos. 

O uso de container refrigerado em projetos residenciais, além de mais econômico também oferece conforto de um lugar climatizado e protegido de ruídos externos. 

E se você está pensando no custo com energia, saiba que é possível ter um sistema de energia solar em um container.

Em eventos, esse tipo de container também pode ser utilizado para a montagem de camarins climatizados e áreas de bastidores em feiras, festivais e shows, oferecendo mais conforto e segurança para seus usuários. 

São práticos em canteiros de obras, como por exemplo na construção de um módulo administrativo, escritorio container que normalmente precisa de temperaturas mais baixas por conta de computadores e outros eletrônicos.

Custo e benefício de containers refrigerados 

Um dos fatores que mais chamam atenção em empresários é a questão de containers refrigerados possuírem um custo e benefício muito atraente, seja para compra ou locação deste equipamento. 

Se comparado à construção civil, o orçamento despendido é substancialmente menor, eliminando gastos com materiais de fabricação e retirada de entulhos e ainda reduzir com a mão de obra e instalações.

Além dos custos de funcionamento, os containers reefer se bem cuidados a durabilidade é maior ainda. 

Instalações rápidas e práticas

A montagem e instalação de containers são muito práticas, esqueça o “quebra-quebra” padrão de construções e sem geração de entulhos, a implementação não é nada difícil mas é preciso ter atenção à rede elétrica e ao solo. 

O container refrigerado para seu melhor funcionamento depende da qualidade das suas instalações elétricas, por isso é de suma importância verificar a voltagem do local, possuir rede trifásica e um ponto elétrico trifásico são imprescindíveis.

E já que estamos falando em energia e sustentabilidade, é importante comentar sobre mais uma vantagem que pode ser usada em containers refrigerados. Estamos falando da energia mais sustentável existente, a energia solar para containers. Gera energia elétrica através de placas fotovoltaicas para que o container tenha redução de custos na conta de luz a quase zero. 

Cuidados necessários do container refrigerado

Para aumentar a vida útil e ter melhor desempenho do container refrigerado é importante alguns cuidados especiais.

Não permitir acúmulos de líquidos na saída da ventilação da unidade de resfriamento do container, isto pode obstruir a circulação de ar do equipamento. 

É necessário ter cuidado com a tensão onde o container estará instalado, lembre-se que geralmente a máquina trabalha com tensão trifásica.  

Em caso de transporte de carga, é importante que o módulo esteja ajustado à temperatura adequada e os controles de desumidificação bem verificados. É fundamental saber que o container não deve passar por um pré resfriamento, mas a carga sim. 

A mobilidade e transporte dos containers

 Entre as potencialidades dos containers, a possibilidade de deslocamento da estrutura chama tem um forte valor. Em caso de uso em construções você pode literalmente deslocar sua casa ou negócio de um lugar para outro.

A própria composição da câmara permite maior mobilidade. Por sua construção ser a base de alumínio é considerada leve podendo ser transportada em caminhões comuns. 

Containers x espaço 

Como você pode notar a versatilidade desses equipamentos não deixa a desejar, são excelente alternativa para quem conta com pouco espaço. Com o uso desse equipamento, o ambiente mesmo que pequeno pode ser muito bem aproveitado, devido à “leveza” do material e a capacidade de adaptação da estrutura. 

Se você precisa usar câmaras de refrigeração, mas o espaço é limitado, certamente os modelos refrigerados atenderão muito bem sua necessidade além de inovar e ter melhor custo e benefício.

Atualmente você dispõe de empresas especializadas nesse negócio e cada vez mais é possível encontrar esses equipamentos de forma fácil.

Agora que você já conhece os principais benefícios em optar por container reefer está na hora de avançar em seus projetos

Curtiu este artigo? Deixe um comentário com sua opinião ou dúvida acerca do conteúdo.