Você já deve ter ouvido que a opção de utilizar um container é mais sustentável para o meio ambiente. Mas você sabe realmente o porquê disso?

Para entender um pouco mais sobre essa questão, vamos falar sobre a situação atual dos containers. Estima-se que cerca de 90% das mercadorias comercializadas no mundo são transportadas por meio de containers metálicos, sendo utilizados aproximadamente 5000 unidades a cada ano. 

Lembra que em nosso artigo “Entenda tudo sobre como construir com containers” falamos sobre o impacto ambiental e a vida útil de dez anos desse material? Pois é, com o passar do tempo, o container passou a ser acumulado em pátios de portos e ferros velhos em todo o mundo.

Por conta disso, a evolução do conceito e das práticas sustentáveis, a ideia de reuso passou a afigurar como essencial para o futuro das cidades; o que levou, dentre outros aspectos, a utilização de containers como matéria prima para construções. 

Solução

Os containers podem ser a solução para projetos diferenciados e modernos, mantendo os princípios arquitetônicos de conforto, beleza e utilidade, com o benefício de menor custo, chegando a ser até 30% mais barato se comparado com o uso de materiais e métodos de construções tradicionais. 

Neste artigo iremos explorar o uso de containers para projetos sustentáveis habitacionais e comerciais. Afinal, adaptações em containers tem o tom de reduzir os impactos negativos da construção civil sobre o meio ambiente.

Arquitetura Sustentável

Você já ouviu falar em arquitetura sustentável? 

Possivelmente imagina que se trata de projetos de construção civil que trazem menos impactos ao meio ambiente. E se foi isso que você pensou, está certo. Mas, na realidade, a ideia de sustentabilidade vai um pouco além.

Em termos básicos, ser sustentável é promover o uso consciente de recursos, de modo que as gerações futuras não sejam comprometidas. E esse conceito não vale apenas para a natureza, mas também para todos recursos sociais e econômicos. 

A arquitetura sustentável deve ir ao encontro das preocupações ambientais, da responsabilidade com as pessoas e ser viável economicamente. 

“Devemos lembrar que além da utilização das estruturas de containers, os pequenos detalhes também fazem a diferença para o meio ambiente. Então, temos que lembrar de nos preocuparmos igualmente com os materiais internos. E é aí eu entro com a importância da escolha de materiais e fornecedores que se preocupam com o meio ambiente na arquitetura sustentável e design biofílico, que ainda hoje é pouco falado (é quando se consegue incluir conscientemente a natureza no interior ou no projeto arquitetônico). Unindo arquitetura sustentável e os interiores sustentáveis, estaremos no caminho de um mundo mais verde”, comenta Licyane Cordeiro, arquiteta e urbanista, com pós-graduação em Construções Sustentáveis.

Alguns exemplos de como tudo isso ocorre na prática são:

  • fontes limpas de energia;
  • ventilação natural;
  • uso consciente de água;
  • uso de matérias-primas recicladas;
  • descarte correto de resíduos;
  • geração de empregos locais;
  • redução de custos nas etapas de construção etc.

Apesar de exigir uma reestruturação ampla de processos, uma abordagem que leve em conta os princípios da arquitetura sustentável é muito benéfico a sociedade e promove mais qualidade de vida para todos.

A arquitetura sustentável e o uso de containers 

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade nos projetos arquitetônicos, o seu negócio tem uma mentalidade socioambiental? Sustentabilidade é um dos valores do negócio? Ou ainda, sobre a casa dos seus sonhos, você consegue imaginar ela com essas características?

Se a resposta é sim, você já deve ter ouvido falar em containers para construções, certo?

Muito versáteis, eles servem para habitação, para almoxarifados e armazenamentos refrigerados, para acomodar escritórios administrativos e muito mais.

E sem dúvida são um ótimo exemplo de arquitetura sustentável, afinal, o uso de container para construções respeita os três princípios da sustentabilidade: 

  • Ecologicamente corretos: pois eliminam o uso de matérias-primas para construções tradicionais e partem da reutilização de recursos;
  • Economicamente viáveis: pois exigem um baixo investimento em comparação a outras modalidades construtivas.
  • Socialmente justos: pois são acessíveis a todos e promovem o bem-estar coletivo (em casos, por exemplo, de alojamentos ou refeitórios para colaboradores);

Além disso, os containers podem ser otimizados para se tornarem mais sustentáveis ainda. Um exemplo disso, é optar por modelos usados e reformados, utilizar sistemas de energia solar, revestimentos térmicos e ajustá-los em uma posição que favoreça a iluminação natural, consequentemente, contribuir para o baixo consumo de energia. 

Os benefícios da arquitetura sustentável

A Arquitetura sustentável como uma maneira de criar projetos arquitetônicos que causem menos impacto ao meio ambiente, já deixou de ser uma tendência para se tornar uma regra na maioria das construções

Atualmente os projetos mais valorizados e corretos seguem a linha da sustentabilidade não só para poupar o meio ambiente, mas também, como já falamos nesse artigo, para dar mais qualidade de vida às pessoas.

Para não te deixar com dúvida, listamos algumas vantagens. Confira três benefícios da arquitetura sustentável.

1) Preservação do meio ambiente

O primeiro e mais impactante efeito de construções com containers que levam em conta a sustentabilidade é a preservação do meio ambiente. O uso dos containers, substitui construções de alvenaria. Assim, há redução no uso de madeira e outros materiais, não gerando entulho.

O container é considerado uma alternativa além de sustentável, prática e versátil. Prático, pois pode chegar ao endereço da obra 100% pronto. Além disso, permite movimentação de um local para o outro, o que já evita mais obras em caso de mudança. Também é versátil, por ter a opção de expandir a obra adicionando módulos, que podem chegar prontos ao local e serem acoplados aos contêineres já existentes.

2) Economia no médio e longo prazo

No médio e longo prazo, projetos de arquitetura sustentável trazem retornos financeiros significativos. O maior exemplo é a implantação de sistemas de energia renováveis, como a solar. Placas fotovoltaicas são capazes de reduzir em até 80% a fatura de luz, de modo que até o próprio investimento com a instalação se pague sozinho.

A compra de um contêiner custa em média R$ 15 mil. As obras podem ficar de 15% a 30% mais em conta que as convencionais. Em caso de empreendimentos comerciais, que exigem agilidade para serem terminados para que os rendimentos sejam mais rápidos, a vantagem é ainda maior, pois a obra é entregue, em média, em 40% do tempo de uma construção do mesmo porte, se feita em alvenaria.

3) Fortalecimento da imagem do negócio

O uso de abordagens sustentáveis no negócio também é um fator de fortalecimento da marca no mercado. Quanto maior a consciência coletiva da importância de pautas como a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social, mais a marca se propaga como confiável no mercado a qual está inserida. Sendo assim, esse tipo de engajamento é valorizado por clientes e fornecedores.

A arquitetura sustentável é uma grande tendência que representa inovação e respeito por questões de grande importância na atualidade. Como vimos, um dos exemplares dessa modalidade construtiva é o container, que tem características muito interessantes para um projeto “verde”.

A mentalidade para aderir a arquitetura sustentável com containers

O fundamental na arquitetura sustentável é a mudança na mentalidade dos profissionais, empreendedores, na verdade, da sociedade em geral.

Sem isso, dificilmente tudo que apresentamos até agora vai realmente fazer parte dos novos projetos e serem soluções inteligentes para o bem-estar das pessoas e para a preservação do meio ambiente.


“O mercado que recebeu mais rapidamente essa ideia foi o corporativo, eles entenderam um pouco melhor a dinâmica do processo. Acredito que por serem projetos que exigem mais velocidade e praticidade foram mais fáceis de abordá-los, ao contrário dos residenciais que demandam mais tempo de planejamento. Afinal, muitas vezes você está projetando a casa dos sonhos de uma família. Mas, com bons arquitetos dedicados a essa causa das vantagens dos projetos modulares e que pensam na sustentabilidade com o uso de containers chegaremos em breve a excelentes resultados.” – Licyane Cordeiro

Essa tendência na arquitetura e construções civis, deve ser uma mentalidade para minimizar os impactos causados à natureza, por isso os containers são sinônimo de design diferenciado, rapidez na construção e sustentabilidade.

Claro, que a obra deve estar de acordo com os códigos e regras de ocupação da região para que possam ser entregues durante a regulamentação. 

A arquitetura em container não se restringe à uma área de aplicação. Pelo contrário, apresenta uma enorme versatilidade, podendo ser utilizada em residências unifamiliares, habitações coletivas, hotéis, pousadas, restaurantes, etc.

Veja aqui algumas ideias para empreendimentos com containers.

Onde comprar um container?

Como falamos no início do artigo, por muito tempo os containers após sua vida útil na logística eram vistos como uma espécie de sucata. Após seu uso pelas empresas de logística e navegação, o destino dessas estruturas possivelmente era serem descartados como lixo.

No entanto, os gastos que envolvem o descarte do produto são altíssimos. Daí veio a solução de reaproveitá-los como forma de estruturar casas e edificações em geral, e com isso surgiu um negócio novo que seria a comercialização dessas estruturas.

tualmente existem empresas especializadas na comercialização de containers para construções. A Delta Containers, que já é uma empresa de confiança e tradição no mercado, é especialista em containers tanto para vendas quanto locação.

Se você deseja mais informações de como pode ter um negócio sustentável e aderente a arquitetura sustentável fale com um dos nossos especialistas. 


ANÚNCIO: COVID-19

Em função da pandemia do COVID-19 estamos migrando nosso trabalho para um modelo de home office por tempo indeterminado. Adotamos essa medida pois acreditamos que é a melhor forma de contribuir para a redução do pico da epidemia.

Para contato comercial com a Delta:
Sul: comercial@deltacontainers.com.br
Sudeste: comercialsp@deltacontainers.com.br
Nordeste: recife@deltacontainers.com.br

Questões administrativas:
financeiro@deltacontainers.com.br

Delta Containers
Mande uma mensagem para nós.