Blog

Como funciona o armazenamento de medicamentos?

Containers refrigerados

Toda empresa que lida com comércio de produtos tem uma preocupação em comum: o estoque. Porém, as inseridas na área farmacêutica precisam ter uma atenção especial com esse tópico, afinal, por estarem ligadas à saúde, o cuidado ao armazenar medicamentos é ainda mais importante. As regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o armazenamento de medicamentos são diversas, mas não se preocupe, nós vamos mostrar as principais para você!

Onde estocar?

É sempre importante ter cuidado ao escolher um local para estocagem, ainda mais no caso de armazenamento de medicamentos. Além de espaço suficiente, esse lugar deve ser fácil de limpar e de manusear os produtos. É importante ressaltar que o estoque deve servir apenas para esse propósito, evitando misturar os remédios com outros itens.

Com relação à disposição das mercadorias, é possível utilizar prateleiras, armários e estrados. Tudo depende da quantidade e da melhor forma para sua empresa estocá-la. Por exemplo, quando o peso e o número de remédios forem grandes, são recomendados estrados de borracha, que podem ser facilmente limpos e tem diversidade de cores, o que ajuda na organização. Outra solução interessante nesse caso é utilizar containers refrigerados para o armazenamento de medicamentos. Além de controlar a temperatura, ainda é possível escolher um (ou vários) com o tamanho certo para o seu negócio.

Pessoal responsável

Todo o estoque de medicamentos deve ter um farmacêutico como responsável e as demais pessoas envolvidas nesse trabalho, precisam ter conhecimento sobre o serviço. É fundamental que todos estejam devidamente uniformizados e que nunca realizem refeições dentro do espaço destinado ao armazenamento.

Medicamentos controlados

Todo o estoque de medicamentos deve ter um farmacêutico como responsável e as demais pessoas envolvidas nesse trabalho, precisam ter conhecimento sobre o serviço. É fundamental que todos estejam devidamente uniformizados e que nunca realizem refeições dentro do espaço destinado ao armazenamento.

Luz

Você sabia que grande parte dos produtos desta área são sensíveis à luz? Por isso, para que eles não sejam danificados pela luminosidade, é preciso ter cuidado ao armazenar medicamentos. É recomendado que eles fiquem longe de raios solares e que sejam sempre mantidos em suas embalagens originais.

Umidade

Um dos principais fatores responsáveis pelo estrago de medicamentos é a umidade. Por esse motivo, eles devem ser colocados em locais secos. E se você utiliza armários e prateleiras na estocagem, saiba que é preciso manter uma distância mínima de 1 metro entre esses móveis e as paredes e piso.

Limpeza

Esse item é importante em qualquer lugar, mas no caso do armazenamento de medicamentos, ele se torna imprescindível. De acordo com a Anvisa, o espaço deve estar livre de qualquer tipo de sujeira. Além disso, é preciso manter distância de roedores, insetos e qualquer outro animal. Por esse motivo, também é aconselhável colocar telas na instalação e não possuir ralos no local da estocagem.

Organização

Para manter uma boa gestão dos materiais, deve-se fazer um controle de entrada e saída e identificar os medicamentos, com nome, prazo de validade e número do lote. Outra recomendação importante é fazer uma contagem periódica dos itens, principalmente dos controlados.

Temperatura

Cada tipo de medicamento possui uma temperatura ideal para a estocagem. No geral, é recomendado que esses itens estejam em um local com menos de 25ºC, mas soros e vacinas merecem um cuidado especial, pois precisam de temperaturas mais baixas. Outro bom motivo para utilizar containers refrigerados para o armazenamento de medicamentos. Afinal, eles são
termicamente isolados e podem ser programados com temperaturas entre – 25ºC e +25ºC.

Utilize o container refrigerado como solução de armazenamento para o seu negócio!

Redator Delta Containers

Sobre o autor

Redator Delta Containers

Escrito pela equipe de conteúdo da Delta Containers.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS (0)
Ligar grátis!
%d blogueiros gostam disto: