Blog

Armazenamento de produtos inflamáveis

Containers

Toda empresa que lida com comércio tem uma preocupação em comum: o estoque dos seus produtos. Mas, uma companhia que trabalha com substâncias inflamáveis deve ter ainda atenção mais atenção com essa questão. Afinal, os riscos são evidentes e existem diversas regras criadas para eliminá-los.

Portanto, se o seu negócio precisa de sugestões para armazenamento de produtos inflamáveis, nós temos algumas soluções para a sua demanda.

Regras Gerais

Armazenamento de produtos inflamáveis

No geral, o armazenamento de produtos inflamáveis, sejam eles líquidos, sólidos ou gasosos, devem seguir algumas orientações. Essas regras são determinadas pela NR-20 (Norma Regulamentadora nº 20) e são primordiais para manter as condições de trabalho, estocagem e transporte seguras. Recomenda-se que os elementos sejam mantidos em locais frescos e ventilados e longe de raios solares. Além disso, devem ficar afastados de corpos d’água, cigarros, bebidas e alimentos. E para garantir ainda mais segurança no armazenamento, também pode-se usar meios de contenção.

A melhor forma de estocagem vai depender da quantidade do produto e de quantas vezes ele será manuseado. Mas, independentemente disso, os recipientes usados sempre devem ser mantidos longe de vibrações e equipamentos que produzem calor. Eles também devem ser devidamente rotulados, sem falar que o uso de placas de “proibido fumar” e “inflamável” são obrigatórias.

Líquidos

Geralmente os líquidos inflamáveis são transportados em tambores de 200 litros, que devem sempre seguir os padrões do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Entretanto, essa regulamentação não garante necessariamente que eles estejam livres de riscos por um longo período. Por isso, é recomendado que eles sejam passados para recipientes de no máximo 15 litros. Dessa forma, além de facilitar o manuseio, também é garantida a proteção contra incêndios e explosões.

Armazenamento de produtos inflamáveis

Líquido combustível

É reconhecido como líquido combustível as substâncias que possuem o ponto de fulgor igual ou maior de 70 ºC e menor que 93,9 ºC. Nesse caso, a estocagem deve ser realizada em reservatórios de combustível, feitos de aço ou concreto. Dependendo do líquido, também é necessário ter outras substâncias na composição do tanque e dispor eles a uma distância mínima de 1 metro.

Gases

Com relação aos gases, existem algumas regulamentações que devem ser respeitadas. Por exemplo, para armazenar GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), é preciso que o local de armazenamento seja delimitado com um alambrado de no mínimo 1,80m, feito de material vazado, permitindo a ventilação.

Manuseio

Seja qual for o produto, o manuseio e armazenamento de produtos inflamáveis sempre deve ser realizado por pessoal capacitado, com equipamentos de proteção individual. Isso inclui o uso de proteção respiratória, óculos contra respingos e luvas de PVC ou borracha.

Onde armazenar?

O mais recomendável é fazer o armazenamento de produtos inflamáveis em áreas externas. Dessa forma, uma das melhores formas para estocar as mercadorias é utilizando containers.

Com algumas poucas alterações, o local fica pronto para o recebimento dessas substâncias. Os containers basicamente vão precisar de um sistema de drenagem, instalação elétrica à prova de explosões (de acordo com NR-10) e de equipamentos que tirem a pressão excessiva do local.

Além disso, eles devem ser bem ventilados e precisam ser colocados em um local livre de luz solar, tomando cuidado com a forma em que são dispostos, para evitar riscos em casos de vazamentos. Caso sejam necessários compartimentos nos containers, eles devem ser feitos de chapas metálicas e é primordial ter um extintor perto da porta de acesso de cada um deles.

Tem interesse em armazenar produtos inflamáveis?

Redator Delta Containers

Sobre o autor

Redator Delta Containers

Escrito pela equipe de conteúdo da Delta Containers.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS (0)
%d blogueiros gostam disto: